Livros e folhetos

1620
GINÁSIO NOSSA SENHORA DO CARMO

GINÁSIO N. Sª. do Carmo – Belém do Pará (Brasil). Belém: [s. n.], [s. d.]. 1 cartão-postal, color. In: BELÉM da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões-postais. Belém: Secult, 1998. p. 198. Localizado ao lado da Igreja do Carmo, o antigo convento da ordem teve início de sua construção em 1626, pelos carmelitas calçados. Ali eles ministravam aulas de filosofia, teologia e música. Hoje, com a sua arquitetura visivelmente descaracterizada, o local é administrado pelos padres salesianos, que lá mantêm um colégio. Observe-se que, na época, era possível desfrutar a vista do Rio Guamá, ao fundo. (VCM

17

1619
PALÁCIO DO GOVERNO ESTADUAL E REPARTIÇÕES PÚBLICAS

PALÁCIO do Governo Estadual e Repartições Públicas. Belém: [s. n.], [s. d.]. 1 cartão-postal, color. In: BELÉM da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões-postais. Belém: Secult, 1998. p. 180. Fachada do Palácio do Governo, após as obras de 1904. Foram retiradas as trapeiras, os pináculos e introduzida nova decoração na frontaria. Os seus principais salões também foram redecorados. (HFN)

16

1617
INTERIOR DA IGREJA DE SANTA ANA

PARÁ. – interior da Igreja de S.ta Anna. Belém: [s. n.], [s. d.]. 1 cartão-postal, color. In: BELÉM da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões-postais. Belém: Secult, 1998. p. 174. Perspectiva interna da Igreja de Sant’Ana, obra do arquiteto italiano Antonio José Landi, no século XVIII, localizada na esquina das ruas Padre Prudêncio e Paes de Carvalho – atual Senador Manoel Barata. (AM)

 

14

1618
PALÁCIO DO GOVERNO

PALÁCIO do Governo. Belém: R. L. Bittencourt, [s. d.]. 1 cartão-postal, color. In: BELÉM da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões-postais. Belém: Secult, 1998. p. 180. O antigo Palácio dos Governadores (depois Lauro Sodré, em homenagem ao governador do Pará), localizado ao lado do Palácio Municipal e em frente à Praça da Independência – hoje Praça D. Pedro II - foi erguido no século XVIII (1771), segundo projeto do arquiteto Antonio José Landi. Na foto, apesar da edificação não ter recebido ainda a reforma realizada no governo de Augusto Montenegro, de 1904, já apresenta algumas alterações no traçado original do arquiteto. Atualmente, o palácio abriga o Museu do Estado do Pará – MEP. (VCM)

 

15

1616
IGREJA DAS MERCÊS EM FOTO TOMADA DO CRUZAMENTO DO BOULEVARD DA REPÚBLICA COM A TRAVESSA FRUTUOSO GUIMARÃES

PARÁ. – Igreja Das Mercês. Belém: E. F. Oliveira Junior, [s. d.]. 1 cartão-postal, color. In: BELÉM da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões-postais. Belém: Secult, 1998. p. 173. Fachada lateral da Igreja das Mercês, em foto tomada do cruzamento do Boulevard da República com a Travessa Fructuoso Guimarães. (EOB)

13

Pagina 1 de 4