Desenhos

1642
MAPA GEOGRÁFICO DOS RIOS POR ONDE NAVEGOU O ILMO. E EXMO. SENHOR FRANCISCO XAVIER DE MENDONÇA FURTADO

MAPA geográfico dos rios por onde navegou o Ilmo. e Exmo. Snr. Francisco Xavier de Mendonça Furtado, saindo da cidade do Pará para o Arraial do Rio Negro no dia dois de outubro de 1754, com a exata delineação da maior parte do Rio das Amazonas, e Rio Negro por onde o mesmo Senhor continuou a viagem até a Aldeia de Marina; notando-se também a entrada dos mais Rios que vem comunicar, ou confundir as suas águas com os antecedentes, juntamente as Estações, ou lugares de repouso com o sinal de uma estrelinha. Executado pela direção e diligência dos Engenheiros da Expedição, o Sargto. Mor Sebastião José, Capm. João André Schwebel, o Ajude. Philippe Sturm, e o Ajude. Adam Leoplodo de Breuning, e ratificado pelas observações astronômicas do Pe.Ignácio Semantoni; delineada pelo Capm. João André Schwebel. [19--]. 1 mapa, em 4 fls, 34 cm x 50 cm.

mapageografico

1641
CARTA DA COSTA DO ESTADO DO PARÁ ENTRE BELÉM E SALINAS E DAS DE E. E N. DA ILHA DE MARAJÓ

CARTA da costa do estado do Pará entre Belém e Salinas e das de E. e N. da ilha de Marajo com o balisamento dos canaes e barras dos rios pelo capitão-tenente Manoel Joaquim Nobrega de Vasconcellos. Auxiliado pelo pratico da barra Maximiano José Correa e por ordem do Exmo. Dr. José Paes de Carvalho, governador do Estado em 1897. [1897]. 1 carta. Manuscrito a nanquim e aquarela sobre papel entelado, 66 cm x 104 cm.

cartacosta

1638
PLANTA DA SITUAÇÃO DO NÚCLEO COLONIAL DE N. S. DO CARMO DE BENEVIDES - PROVÍNCIA DO PARÁ

 

PLANTA da situação do núcleo colonial de N. S. do Carmo de Benevides Província do Pará. Pará: Lit. de C. Wiegandt, [19--]. 1 planta impressa em duas folhas, p&b., 45 cm x 56 cm. e 38 cm x 53 cm. Escala 1:45.000.

 

benevides-maior-dimensao

Pagina 1 de 156